Lélio Gama

 

        Lélio Itapuambyra Gama viveu seus 89 anos ( 1892 - 1981 ) no Rio de Janeiro
 

       

 Formação: 

        Engenharia na Escola Polytechnica do Rio de Janeiro         

        Principais cargos de professor de Matemática:


        Professor catedrático de Análise Matemática e Superior, Univ. do Distrito Federal 1935-38 
        Professor catedrático de Análise Matemática e Superior, Universidade do Brasil 1939
        

Títulos honoríficos:  

         Membro da Academia Brasileira de Ciências 

  1.     Início profissional: Astronomia 1929 Neste período, Lélio construiu sólida reputação de cientista de talento e dotado de grande desenvoltura nas tecnicalidades da matemática clássica, publicando vários trabalhos sobre Astronomia Matemática e Mecânica Celeste: problemas de determinação da latitude, a oscilação do eixo da Terra, movimento de asteróides, etc.

     

            Entre as várias instituições de alto nível científico criadas em torno do CNPq estava o IMPA ( 1952: Instituto de Matemática Pura e Aplicada, RJ ), que tinha atribuições de desenvolver pesquisa de alto nível e dar cursos de pós-graduação em Matemática. Seu primeiro diretor foi Lélio Gama, o qual exerceu esse cargo durante 13 anos, até 1 965, cabendo-lhe a tarefa da construção dos alicerces dessa instituição.

            Sob a orientação de Lélio, o IMPA que tivera uma modesta partida - iniciou com apenas três pesquisadores, todos de grande talento: Leopoldo Nachbin, Maurício Peixoto e Paulo Ribenboim - gradativamente se transformou num centro capaz de influir na matemática de todo o Brasil, sendo hoje uma instituição de renome e padrão internacional.

 


Portal - História da Matemática no Brasil