OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, mais conhecida como OBMEP, é uma promoção do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica da OBMEP.

Os objetivos desta Olimpíada são estimular e divulgar o conhecimento e o interesse pela matemática, assim como descobrir novos talentos nessa área.

Sua primeira edição ocorreu em 2005.

Funcionamento

Todas as escolas públicas têm direito de participar desta olimpíada na primeira e na segunda fase. Porém, cada escola só tem direito de mandar cinco por cento dos melhores alunos da primeira fase para a segunda.

Os melhores alunos da segunda fase, além de terem a chance de ganhar medalhas, prêmios, certificados e Bolsas de Iniciação Científica Júnior, podem acabar por premiar as suas escolas, seus professores e até seus municípios.

História das Olimpíadas de Matemática

A segunda Olimpíada de Matemática aconteceu na Hungria, em 1894. Desde 1959, realiza-se, anualmente, a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), da qual participam alunos do ensino médio de cerca de 100 países. A Olimpíada Ibero-Americana de Matemática conta com a participação de alunos de mais de 20 países da América Latina, além de Espanha e Portugal. Em 1994, foi criada uma Olimpíada Internacional de Matemática voltada apenas para estudantes universitários, a IMC, que já está em sua 12ª edição.

No Brasil, a Academia Paulista de Ciências criou em 1977 a Olimpíada Paulista de Matemática. Dois anos mais tarde, surgiu a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A OBM, em conjunto com as Olimpíadas Regionais de Matemática, envolve anualmente a participação de cerca de 200 mil estudantes no Brasil.

O Brasil tem tido participação expressiva nas Olimpiadas Internacionais. Na IMO, alunos brasileiros já conquistaram um bom número de medalhas de ouro, prata e bronze. Nos últimos anos, o Brasil tem figurado entre os 20 países de melhor rendimento, à frente da Alemanha, Canadá, França e Inglaterra, entre outros. Esses resultados mostram toda a capacidade dos estudantes brasileiros. Basta dar-lhes oportunidade e condições de expressar seu potencial.

Por que é importante participar da OBMEP?

Os resultados decorrentes da participação na Olimpíada de Matemática são variados e é relevante sublinhar a capacitação e a importância do pensamento matemático na formação do aluno e do cidadão, contribuindo efetivamente para um bom desempenho escolar e para participação ativa na sociedade. A experiência mostra que muitos participantes de Olimpíadas de Matemática melhoram seu desempenho em outras áreas e disciplinas escolares e os números evidenciam que vários deles apresentam excelentes índices de aprovação em concursos vestibulares de todas as áreas e nas mais renomadas instituições de ensino superior do Brasil.

Outro resultado da participação nas Olimpíadas de Matemática é a possibilidade de o aluno criar novos vínculos com a escola e também de mudança de atitude com relação à Matemática. Desta maneira, o estudante sai da rotina da sala de aula, interagindo diretamente com colegas e professores, descobrindo a Matemática como linguagem viva de descrição de fenômenos naturais, científicos e tecnológicos, com seus métodos próprios de pensamento e de beleza própria.

Cabe ressaltar, também, o crescimento da autoconfiança e da autoestima do aluno, à medida que ele desenvolve sua capacidade de resolução de problemas. As habilidades de análise e crítica, constantemente enfatizadas no estudo da Matemática, criam uma nova disposição para o estudo e uma melhor apreensão de conceitos de qualquer natureza.

 


Portal - História da Matemática no Brasil